Espetáculo Corpo Santo

Release


O espetáculo Corpo Santo tem seu início em um processo de criação autoral a partir das imagens de São Jorge pesquisando seus signos de forma sincrética com a religiosidade negra e a cultura popular vivida no Brasil.
Para isso, o solo narra a trajetória de um São Jorge humanizado, um anti herói, um homem comum da vida de todos os dias e por se tratar de um brasileiro, Jorge trabalha de “bico” em vários locais. Um dia ao acordar, decide mudar sua vida e assina um contrato de trabalho fixo com uma empresa, ao entrar na sala de trabalho se depara com um monstro cruel e amável.
Naquele momento, Jorge mesmo assustado, percebe que sua maior missão agora é encontrar uma forma de matar esse monstro, contudo, tal tarefa não lhe será confortável e tranquila, pois entre eles se estabelece uma relação dialética de amor e ódio na trama. E Jorge percebe que a única forma de combater o monstro é realizando um mergulho em sua ancestralidade.



O espetáculo realizou temporada em Belém no ano de 2009, através do Prêmio Myrian Muniz, da FUNARTE na categoria montagem de teatro e participou de vários festivais na capital paraense e foi selecionado pelo Banco da Amazônia no programa de patrocínio cultural 2011 e também do Prêmio Myrian Muniz 2010 na categoria circulação.

Duas oficinas fizeram parte do projeto de circulação do espetáculo Corpo Santo: a oficina Vida em Cena, com o ator Rodrigo Braga que abordará sobre a técnica de ator utilizada no processo de construção do espetáculo que  perpassa pela busca da plenitude do corpo do ator-dançarino em cena, através de um intenso mergulho na técnica de ator em uma dimensão psicofísica e a oficina Percussão Amazônica: sons da floresta, com o músico Kleber Benigno (Paturi) que através da percussão apresentará a diversidade de sons e ritmos produzidos na Amazônia. As oficinas serão inteiramente gratuitas e antecederão a apresentação do espetáculo Corpo Santo.


Cidades onde foi realizada encenação:

São Luis/MA:
Teatro João do Vale
5 a 7 de agosto de 2011

 Salvador/BA:
Teatro Martim Gonçalves
12, 13 e 14 de agosto de 2011

Rio de Janeiro/RJ:
Casarão Nós do Morro
9 a 11 de setembro de 2011

Belo Horizonte/MG:
Galpão Cine Horto
16 a 18 de setembro de 2011




2 comentários:

  1. Vi o ensaio ontem (29/11/2011) do grupo na Praça da República em Belém e achei o trabalho fenomenal! serei divulgador das apresentações da cia Madalenas, e espero que Corpo Santo se apresente em Belém também. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. O espetáculo nunca virá à São Paulo?

    ResponderExcluir