segunda-feira, 26 de abril de 2010

Opiniões, impressões sobre o espetáculo


A Cia de Teatro Madalenas concluiu a 1ª semana de sua temporada com o espetáculo "Corpo Santo". Gostaríamos de ouvir as impressões, sensações e opinião do publico.
Quem quiser comentar estamos abertos para "ouvi-los!.

domingo, 25 de abril de 2010

Ensaio aberto - Corpo Santo


Dando prosseguimento em sua temporada com espetáculo Corpo Santo, no Teatro Claudio Barradas, a Companhia realizará ensaio aberto no dia 27/04 (terça-feira) as 20h, voltado para os alunos, técnicos e professorres (as) da Escola de Teatro e Dança da UFPA, bem como para os alunos de licenciatura em Artes Cênicas da UFPA. O evento será a oportunidade para a troca de saberes e dialogos sobre a pesquisa desenvolvida pela Companhia Madalenas, o processo de criação e a dramaturgia concebida para o espetáculo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010


Salve o comandante de demandas, Salve o construtor dos caminhos, Salve o guerreiro das batalhas diárias, Salve Jorge, Salve Ogum Beira Mar.

Seguindo em temporada no Teatro Claudio Barradas, a Companhia de Teatro Madalenas apresenta CORPO SANTO, as 20h00. E hoje é dia de Jorge, dia de Ogum. Convidamos a todos para prestigiar nosso primeiro monólogo, que traz pra cena o ator Rodrigo Braga. E mais, quem for ao teatro hoje e realizar a seguinte saudação " SALVE JORGE, SALVE OGUM BEIRA MAR" na bilheteria do teatro, pagará meia entrada. Certinho?

Então, SALVE JORGE, SALVE OGUM BEIRA MAR.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Domingo tivemos a pré-estreia do espetáculo Corpo Santo no Terreiro do Pai Tayandô. Foi uma apresentação especial. Fomos muito bem acolhidos e tivemos um retorno surpreendente....

Logo mais, algumas fotos!!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Ficha técnica - "Corpo Santo"

Ator: Rodrigo Braga
Diretor: Leonel Ferreira
Assistente de direção: Michele Campos
Dramaturgia: Companhia de Teatro Madalenas

Direção Musical: Kleber Benígno (Paturi) - Percussão e coro
Músicos: Valdeci Justino Silva Jr. - Percussão e coro
Wellerson Casablancas - Percussão e coro
Wellintton Barreto - Percussão e coro

Cantoras: Dina Mamede
Érika Nunes
Moahra Fagundes

Concepção e operação de luz: Thiago Ferradaes
Concepção de cenário e figurino: Anibal Pacha
Confecção de figurino: Mariléia Aguiar

Contra-regra: Flavio Furtado
Tainah Fagundes

Produção: Tainah Fagundes
Assistente de Produção: Flavio Furtado

Produção Gráfica: João Paulo Guimarães
Fotografia: Bob Menezes
Assessoria de Imprensa: Carolina Menezes

"Corpo Santo" é o mais novo espetáculo da Cia de Teatro Madalenas. Ele começou a ser desenvolvido há dez meses pelos membros do coletivo, a partir de um estudo sobre a performance corporal do ator em cena. Inicialmente, Rodrigo começou essa pesquisa analisando imagens de São Jorge. "Aquela postura sempre me trouxe algo lúdico, artístico, e isso me cativava, por isso esse ponto de partida", explica. Em seguida, expandiu essa análise para a memória cultural religiosa ligada ao santo e para outros itens da cultura negra no Brasil, como a umbanda, o candomblé, o tambor de mina e a capoeira angola.

Ele expandiu o estudo e começou a analisar ainda imagens de Ogum e outros elementos da cultura africana. Um ano e meio depois de iniciado esse trabalho, Rodrigo levou seu projeto para o grupo, que começou a dar corpo ao espetáculo. O resultado de tudo isso é um trabalho inédito que mistura muita movimentação corporal, dança, música num espetáculo que captura o espectador para dentro de um verdadeiro terreiro de simbologias reinventadas, de forma muito particular, por Rodrigo junto com o grupo.

O ator põe em cena quatro personagens: um contador, uma criança, São Jorge e Ogum. Entre uma transformação e outra, Rodrigo fala, dança, utiliza linguagens próprias e tudo isso acontece ao som de cânticos que vêm da umbanda e do tambor de mina cantadas e tocadas ao vivo durante a apresentação. "Corpo Santo" ainda traz uma reflexão sobre os desafios do cotidiano e a eterna constância do monstro e do herói dentro de cada um.

Criada há oito anos, a Cia de Teatro Madalenas põe em cena mais um espetáculo inédito e diferente do que se vê em outros círculos, e não esconde a expectativa de dar ao público exatamente isso: o novo, o fora do comum, o que toca e prende.