terça-feira, 7 de setembro de 2010

Apresentação do Corpo Santo no SINDIFISCO







Na última sexta-feira, dia 03/09, as Madalenas apresentaram o espetáculo Corpo Santo na frente da sede do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal - SINDIFISCO. Na frente do casarão do século XIX, em plena rua, um palco foi armado para a encenação do espetáculo. Uma versão com algumas alterações na iluminação, evidenciando as caracteristicas do casarão. Foi um corre corre danado pra acertar os detalhes, cuidar do som, do lanche, do transporte. Apesar de alguns problemas com o som, a apresentação foi um sucesso, mas também uma lição. Levar para as ruas um espetáculo concebido para um teatro, quando vai para a rua precisa de todos os cuidados para que não se perca o nível que já se atingiu, ainda mais quando na rua, se está sujeito a tudo: o bebado, o cão, o ônibus que passa, o som alto que vem dos carros. Mas tudoisto é surpreendente, é maravilhoso pois aproxima as pessoas, coloca a arte no meio de todos, torna-se mágica. Por isto as Madalenas aceitaram o convite do SINDIFISCO em realizar a apresentação. E assim foi feito.


Leonel










3 comentários:

  1. Ter apresentado "Corpo Santo" na rua, foi uma experiência inigualavel. Apesar, de não estar em cena, estou nos bastidores,estou em cena também!! faço parte da produção deste trabalho, que tenho muito orgulho de dizer: "sou assistente de produção!" (hehehehehehehehe...)
    Quando soubemos pela Kate, que é a produtora cultural do SINDIFISCO,que estava organizando uma programação cultural para transformar o espaço do SINDIFISCO em um corredor cultural, e que fomos convidado para apresentar "Corpo Santo", as Madalenas toparam na hora. Também seria uma forma mais do que justa, agradeçer a disponibilidade e gratidão que o SINDIFISCO teve para com as Madalenas, em ceder um espaço para que pudessemos ensaiar o espetáculo antes de sua estréia em abril do ano corrente.
    O espaço que se localiza o SINDIFISCO é um casarão do século XIX,em frente a Praça dos Estivadores ( infelizmte, esta, se encontra abandonada,na sarjeta, servindo de banheiro público e residência para os moradores de rua). E a ideia de Kate é transformar o casarão num corredor cultural e as Madalenas está nessa proposta magnifica.
    Onde apresentar "Corpo Santo"? Claro, que na frente do casarão para mostrar à cidade, o belíssimo casario em frente a Baía do Guajará!!!
    Proposta aceita por Kate e por nós Madalenas, que, enfretaríamos o desafio de encenar o espetáculo na rua.
    Mãos a obra!!! Trabalho de produção viabilizar a infraestrutura necessário para mais um novo desafio.
    Quase 1 mês de vários telefonemas para verificar equipamentos, orçamentos e outras coisitas mais!(inclusive rezando para que São Pedro colaborasse para que não derramasse o diluvio visto por nós durante a semana de pré-produção, fazendo, a gente pensar em um plano b, para o dia da apresentação)
    Dia 03 de setembro, nunca subir e desci 4 andares de um casarão como naquele dia, para verificar os ajustes finais.
    As 20h, abre-se as cortinas da rua para a procissão de Jorge que enveredasse pelas ruas de Belém, Rodrigo banhado de suor,embebido pela energia da e na rua, absorvendo a aurea de magnetismo existente naquele espaço a céu aberto.Espectadores sentados, outros em pé, e mais alguns literalmente transeuntes, curiosos para saber o que se passava por ali. Um cotidiano fora do comum para àquele espaço esqueçido por nós!!!
    São Pedro abençoando nossa noite estrelada, São Jorge com seu cavalo branco presente à frente da procissão e da cena, Ogum e seus órixas abrindo os caminhos para o "Corpo Santo"!!

    ResponderExcluir
  2. Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para o "palco", para as letras, para a poesia, para o pensamento... para tornarmos mais claros nossos caminhos! Ao mesmo tempo em que mobilizo vocês para removermos este triste índice de 2 livros/ano por leitor brasileiro (na Argentina são dezoito livros/ano),
    os convido a conhecer meus romances. Em meu blog, três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
    Um grande abraço e boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho da companhia. Espero vê-la em breve.

    ResponderExcluir