terça-feira, 7 de setembro de 2010

Apresentação do Corpo Santo no SINDIFISCO







Na última sexta-feira, dia 03/09, as Madalenas apresentaram o espetáculo Corpo Santo na frente da sede do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal - SINDIFISCO. Na frente do casarão do século XIX, em plena rua, um palco foi armado para a encenação do espetáculo. Uma versão com algumas alterações na iluminação, evidenciando as caracteristicas do casarão. Foi um corre corre danado pra acertar os detalhes, cuidar do som, do lanche, do transporte. Apesar de alguns problemas com o som, a apresentação foi um sucesso, mas também uma lição. Levar para as ruas um espetáculo concebido para um teatro, quando vai para a rua precisa de todos os cuidados para que não se perca o nível que já se atingiu, ainda mais quando na rua, se está sujeito a tudo: o bebado, o cão, o ônibus que passa, o som alto que vem dos carros. Mas tudoisto é surpreendente, é maravilhoso pois aproxima as pessoas, coloca a arte no meio de todos, torna-se mágica. Por isto as Madalenas aceitaram o convite do SINDIFISCO em realizar a apresentação. E assim foi feito.


Leonel










terça-feira, 24 de agosto de 2010

Corpo Santo no SINDIFISCO


Agora é certo, a Companhia Madalenas fará apresentação mais que especial do Corpo Santo na sede do SINDIFISCO (SindicatoNacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. Uma apresentação única para marcar o início de uma parceria entre as Madalenas e o SINDIFISCO, que serviu de local de ensaios para a montagem do espetáculo.
A encenação será ao ar livre, em frente do casarão histórico do SINDIFISCO, no dia 03/09 (sexta-feira), as 20h00, na praça dos Estivadores, próximo da Estação das Docas.
A Companhia se junta na vontade do SINDIFISCO em transformar o local num grande corredor cultural com apresentações artísticas.

As Madalenas torcem pelo projeto do SINDIFISCO para que o projeto possa ganhar outros apoiadores e se tornar uma realidade na cidade.









domingo, 1 de agosto de 2010

Corpo Santo já com data certa no Território

Festival Territórios de Teatro vai começar. Estamos nos ensaios, nos preparando para a apresentação que acontecerá no dia 12 de AGOSTO AS 21H no CLÁUDIO BARRADAS.

ENTRADA, 1KG de ALIMENTO Ñ PERECÍVEL.

Vejam a matéria que saiu no portal ecleteca.

http://migre.me/11yBS

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Corpo Santo estará no Territórios de Teatro

Saiu o resultado da 3a Edição do Territórios de Teatro. O Corpo Santo participará do festival. Ainda ñ sabemos o dia e nem o local. Em breve divulgaremos.

RESULTADO DO EDITAL TERRITÓRIOS DE TEATRO – 3ª EDIÇÃO

Foram selecionados 8 espetáculos, conforme lista abaixo, em ordem alfabética:


-A TROCA E A TAREFA

-CONTOS DA FLORESTA

-CORPO SANTO

-JOGO DE SETE

-PERIFÉRICOS, A COMEÇAR PELO POR DO SOL

-RETALHOS DE HOLANDA

-UMA FLOR PARA LINDA FLORA

-ÚTERO – FRAGMENTOS ROMÂNTICOS DA VIDA FEMININA

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cia Madalenas selecionada - Prêmio Myriam Muniz CIRCULAÇÃO.

Salve Jorge, salve Ogum Beira Mar.

As ondas do mar nos banham e levam as impurezas pra além mar e nos traz bençãos que nos elevam. E agora mais um desafio, mais uma tarefa e um compromisso. Estamos felizes pela seleção no Prêmio Myrian Muniz Circulação para apresentarmos nosso espetáculo em São Luiz, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. É um compromisso não só das Madalenas, mas de todos que fazem teatro na Amazônia. Humildemente nos propomos de levar adiante nosso fazer artístico, nossa missão.

Agradecemos a Deus, a São Jorge, a Ogum por mais uma graça alcançada.

Viva o teatro paraense!

Vejam os demais contemplados: http://migre.me/11yEH

Leonel Ferreira

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Opiniões, impressões sobre o espetáculo


A Cia de Teatro Madalenas concluiu a 1ª semana de sua temporada com o espetáculo "Corpo Santo". Gostaríamos de ouvir as impressões, sensações e opinião do publico.
Quem quiser comentar estamos abertos para "ouvi-los!.

domingo, 25 de abril de 2010

Ensaio aberto - Corpo Santo


Dando prosseguimento em sua temporada com espetáculo Corpo Santo, no Teatro Claudio Barradas, a Companhia realizará ensaio aberto no dia 27/04 (terça-feira) as 20h, voltado para os alunos, técnicos e professorres (as) da Escola de Teatro e Dança da UFPA, bem como para os alunos de licenciatura em Artes Cênicas da UFPA. O evento será a oportunidade para a troca de saberes e dialogos sobre a pesquisa desenvolvida pela Companhia Madalenas, o processo de criação e a dramaturgia concebida para o espetáculo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010


Salve o comandante de demandas, Salve o construtor dos caminhos, Salve o guerreiro das batalhas diárias, Salve Jorge, Salve Ogum Beira Mar.

Seguindo em temporada no Teatro Claudio Barradas, a Companhia de Teatro Madalenas apresenta CORPO SANTO, as 20h00. E hoje é dia de Jorge, dia de Ogum. Convidamos a todos para prestigiar nosso primeiro monólogo, que traz pra cena o ator Rodrigo Braga. E mais, quem for ao teatro hoje e realizar a seguinte saudação " SALVE JORGE, SALVE OGUM BEIRA MAR" na bilheteria do teatro, pagará meia entrada. Certinho?

Então, SALVE JORGE, SALVE OGUM BEIRA MAR.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Domingo tivemos a pré-estreia do espetáculo Corpo Santo no Terreiro do Pai Tayandô. Foi uma apresentação especial. Fomos muito bem acolhidos e tivemos um retorno surpreendente....

Logo mais, algumas fotos!!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Ficha técnica - "Corpo Santo"

Ator: Rodrigo Braga
Diretor: Leonel Ferreira
Assistente de direção: Michele Campos
Dramaturgia: Companhia de Teatro Madalenas

Direção Musical: Kleber Benígno (Paturi) - Percussão e coro
Músicos: Valdeci Justino Silva Jr. - Percussão e coro
Wellerson Casablancas - Percussão e coro
Wellintton Barreto - Percussão e coro

Cantoras: Dina Mamede
Érika Nunes
Moahra Fagundes

Concepção e operação de luz: Thiago Ferradaes
Concepção de cenário e figurino: Anibal Pacha
Confecção de figurino: Mariléia Aguiar

Contra-regra: Flavio Furtado
Tainah Fagundes

Produção: Tainah Fagundes
Assistente de Produção: Flavio Furtado

Produção Gráfica: João Paulo Guimarães
Fotografia: Bob Menezes
Assessoria de Imprensa: Carolina Menezes

"Corpo Santo" é o mais novo espetáculo da Cia de Teatro Madalenas. Ele começou a ser desenvolvido há dez meses pelos membros do coletivo, a partir de um estudo sobre a performance corporal do ator em cena. Inicialmente, Rodrigo começou essa pesquisa analisando imagens de São Jorge. "Aquela postura sempre me trouxe algo lúdico, artístico, e isso me cativava, por isso esse ponto de partida", explica. Em seguida, expandiu essa análise para a memória cultural religiosa ligada ao santo e para outros itens da cultura negra no Brasil, como a umbanda, o candomblé, o tambor de mina e a capoeira angola.

Ele expandiu o estudo e começou a analisar ainda imagens de Ogum e outros elementos da cultura africana. Um ano e meio depois de iniciado esse trabalho, Rodrigo levou seu projeto para o grupo, que começou a dar corpo ao espetáculo. O resultado de tudo isso é um trabalho inédito que mistura muita movimentação corporal, dança, música num espetáculo que captura o espectador para dentro de um verdadeiro terreiro de simbologias reinventadas, de forma muito particular, por Rodrigo junto com o grupo.

O ator põe em cena quatro personagens: um contador, uma criança, São Jorge e Ogum. Entre uma transformação e outra, Rodrigo fala, dança, utiliza linguagens próprias e tudo isso acontece ao som de cânticos que vêm da umbanda e do tambor de mina cantadas e tocadas ao vivo durante a apresentação. "Corpo Santo" ainda traz uma reflexão sobre os desafios do cotidiano e a eterna constância do monstro e do herói dentro de cada um.

Criada há oito anos, a Cia de Teatro Madalenas põe em cena mais um espetáculo inédito e diferente do que se vê em outros círculos, e não esconde a expectativa de dar ao público exatamente isso: o novo, o fora do comum, o que toca e prende.

terça-feira, 23 de março de 2010

Ensaio fotográfico no Teatro Claudio Barradas

Ontem, estivemos no Teatro Claudio Barradas fazendo o primeiro ensaio fotográfico do "Corpo Santo". Sentimos a temperatura e organizamos o espaço da encenação. Nossa cenografia está minimalista com as mãos abençoadas de Anibal Pacha e uma iluminação também minimalista de Thiago.
Rodrigo Braga pode sentir a dimensão espacial e sempre tendo o olhar atento do diretor Leonel Ferreira que preocupasse com o todo (isso é importante para a direção e também para a Companhia) que neste ano estréia com o primeiro monológo. Só Rodrigo está em cena. Que desafio delirante!!!
O ensaio fotográfico contou com a parceria de João Paulo e Bob Menezes. Com certeza vem coisa boa por ai!!
Ontem mesmo no ensaio fotográfico fico arrepiado quando Ogum "baixa" nele. Lembro do meu tempo de criança e moleque quando ia com minha vó Santa para os terreiros de Belém. Relembranças muito significativas!!
Que Ogum e Jorge venham abençoar nosso espetáculo!!!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Esta companhia das madalenas arrependidas!!!! (risos) brincadeira!!! traduz aquilo que me alimenta enquanto ser humano e artista. Dentro desta consigo me expor, colocar para fora minhas angustias, realizações, desejos, frustações, alegrias, tristezas, tudo enfim!!!
Brigamos, e põe brigas nisso!!!!!( risos)mas as brigas das madalenas são saudáveis, construtivas. Aprendi muito e continuo aprendendo com Leonel,Tainah, Dina, Michele, Rodrigo(pessoas queridas, amigas, seres humanos imperfeitos - ainda bem).
Acredito que estejamos unidos na alegria, na tristeza, na saúde, na doença até que a morte nos separe!!! Um casamento!!!